Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/costaedias/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/costaedias/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math-pro domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/costaedias/www/wp-includes/functions.php on line 6114
PPP Para O Médico | Guia Completo 2022

PPP para o Médico: Como comprovar a insalubridade do ambiente de trabalho?

ppp para o médico

Chegar ao momento da sua aposentadoria e descobrir que você não possui toda a documentação necessária ou que ela contém erros pode ser muito prejudicial!

Para os médicos e demais profissionais da saúde que trabalham constantemente em atividades insalubres, a documentação correta é fundamental para garantir o direito a Aposentadoria Especial.

E como documento principal temos o Perfil Profissiográfico Previdenciário, ou simplesmente “PPP”.

Hoje, nós do escritório Costa&Dias Advogados Associados, vamos explicar como obter o PPP e por que ele é tão importante para o médico.

Se surgir alguma dúvida durante o texto, clique no botão de Whatsapp e converse com um de nossos advogados.

Sumário

O que é o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)?

O formulário de Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento que detalha quais atividades o profissional exerceu durante o período que permaneceu registrado em uma empresa.

Neste detalhamento também consta se nesta atividade havia periculosidade ou insalubridade no ambiente, ou seja, se o profissional tinha exposição a agentes nocivos insalubres ou perigos.

Para os médicos e profissionais da saúde, é muito comum aparecer no PPP a exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, sangue e parasitas, por exemplo. 

Entretanto, alguns profissionais da saúde, em casos mais específicos, também ficam expostos ao ruído acima do tolerado, agentes químicos, como o mercúrio, ou até mesmo exposição à radiação.

Todas as informações contidas no PPP derivam de outros documentos que a empresa precisa ter, como o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Se você começou a exercer a atividade antes de 2004, saiba que o PPP só passou a ser obrigatório para comprovar os períodos após 01/01/2004.

Períodos trabalhados antes desta data são comprovados por outros documentos como o DIRBEN 8030, DSS-8030, entre outros.


Por que o PPP para o médico é tão importante?

Porque é o principal documento para comprovar a atividade especial do médico, ou seja, para comprovar que o médico exercia a profissão exposto a agentes insalubres a sua saúde.

Sem este documento, as chances de conseguir a Aposentadoria Especial são reduzidas drasticamente.

O INSS tem sido bastante rigoroso na concessão das aposentadorias e a ausência de um documento tão importante, é motivo para que ele negue o pedido do benefício.

Se o objetivo é comprovar a atividade especial, antes de entrar com o pedido de aposentadoria, tenha o PPP em mãos!

A seguir explicaremos como você pode obter o PPP conforme o seu regime de atuação, entretanto, não deixe de consulta um Advogado Previdenciário para ajudá-lo a organizar estes documentos.


Como providenciar o PPP para o médico que é autônomo (contribuinte individual)?

A grande maioria dos médicos está nesta condição, já que atuam em suas próprias clínicas. Então vamos começar por ela.

Diferentemente do médico que é emprego, como veremos a seguir, a responsabilidade da emissão do formulário de PPP é do próprio médico.

Para obter o PPP para o médico, o primeiro passo é contratar um Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho de confiança.

Este profissional comparecerá ao local de trabalho (clínica) onde o médico atua para avaliar quais são as atividades desenvolvidas, quais agentes nocivos ocorrem à exposição e quais são os equipamentos de proteção utilizados.

Após esta análise, o profissional contratado deverá entregar o Laudo Técnico assinado e o formulário de PPP preenchido com as informações necessárias.

IMPORTANTE: o PPP para o médico é assinado pelo representante legal da empresa/consultório e não pelo profissional que produziu o documento.


Como providenciar o PPP para o médico empregado?

Neste caso obter o PPP para o médico é mais fácil. A responsabilidade pela emissão do formulário de PPP é da própria empresa ou hospital que contratou o médico.

Basta que o médico faça uma solicitação a empresa. 

O mais comum é que este documento seja entregue ao médico no momento da rescisão do contrato de trabalho, já que assim o documento compreenderá todo o período trabalhado pelo médico na empresa, mas de qualquer forma, o PPP pode ser pedido a qualquer momento.

Pode ocorrer situações onde a empresa não entrega o PPP no momento da demissão. Por isso é importante que o médico procure um Advogado especializado em aposentadorias e faça um Planejamento Previdenciário.

O Advogado analisará toda a documentação e buscará as correções necessárias para garantir a aposentadoria especial do médico.

– O que fazer quando a empresa se nega a entregar essa documentação?

A empresa é OBRIGADA a fornecer o PPP para o médico, mas existem situações onde ela pode ignorar o pedido do médico ou se negar a entregar o documento, neste caso, o médico deve proceder da seguinte forma:

  • Enviar uma carta com AR (Aviso de Recebimento) para formalização do pedido
  • Providenciar um telefone com gravação
  • Procurar um Advogado Previdenciário que auxiliará você a obter este documento judicialmente

 

– O que fazer quando a empresa faliu?

Neste caso será necessário um trabalho um pouco maior por parte do médico. Algumas ações que o médico precisa tomar:

  1. Procurar o Sindicato
  2. Procurar os sócios
  3. Procurar processos de aposentadoria de ex-trabalhadores da empresa
  4. Prova testemunhal
  5. Utilizar a perícia indireta

Em todas elas, o médico precisa contar com a orientação de um Advogado Previdenciário. Se este é seu caso, converse com nossa equipe e tire suas dúvidas!


E se o PPP para o médico apresentar erros ou estiver incompleto?

Como falamos, o PPP é o documento mais importante para o pedido de Aposentadoria Especial. Ter ele em mãos é a etapa mais importante deste pedido, mesmo que ele apresente erros ou esteja incompleto.

Se este for o caso, existem algumas alternativas ao médico.

Se a empresa que forneceu o PPP o médico está ativa, basta solicitar a correção do documento e a solicitação de cópia do Laudo Técnico.

Caso a empresa já tenha fechado ou se você não conseguir resolver amigavelmente a situação com a empresa, também existem alternativas:

– Laudo Técnico emprestado

Sim, isso mesmo! Você pode pegar cópia do laudo técnico de colegas que tenham trabalhado na mesma empresa ou até mesmo de clínicas e hospitais que atuem no mesmo ramo de atividade da sua antiga empregadora.

– Prova Testemunhal

A prova testemunhal só terá força se pelo menos algum documento que comprove a insalubridade seja apresentado, como o próprio PPP incompleto.

O médico pode apresentar até 3 testemunhas por período, desde que não tenham grau de parentesco. O ideal é que sejam colegas médicos ou pacientes.

– Solicitar perícia na empresa

Se você não conseguiu obter um Laudo Técnico emprestado, pode solicitar judicialmente uma perícia em uma clínica/hospital que exerça atividade similar a sua antiga empregadora. Esta possibilidade é válida no caso da antiga empregadora ter encerrado suas atividades.


Como realizar o processo de aposentadoria corretamente?

O médico pode seguir este nosso guia e realizar todo o processo de aposentadoria sozinho, entretanto, existem situações que somente com a ajuda de um Advogado especializado em Direito Previdenciário o médico conseguirá obter sucesso.

Além disso, a orientação de um profissional especializado garante ao médico agilidade no processo de sua aposentadoria e a certeza de que todo o pedido será realizado da maneira correta, minimizando a possibilidade do INSS indeferir o seu benefício.

Se você ainda tem dúvidas sobre o PPP ou sobre alguma etapa do pedido de aposentadoria, converse com nossa equipe.

Fale agora mesmo com nosso

Advogado Previdenciário

Falar com o Advogado
Precisa de ajuda?
Costa&Dias Advogados
Olá, como podemos ajudar? Nossa equipe está preparada para atendê-lo!